VALDINEI - Completa a sua Vida

12/04/2017

10 benefícios de uma noite bem dormida

Por» Rafael Rosa

Nada melhor que chegar em casa depois de um dia cansativo, colocar a cabeça no travesseiro e acordar bem disposto no outro dia, não é mesmo? Uma boa noite de sono pode garantir um bom funcionamento do organismo, o que resulta em combate a uma série de problemas ajudando a manter o corpo mais saudável, pois durante o sono o organismo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situações de estresse.

Além do descanso, dormir bem traz muitas vantagens à saúde. Veja os benefícios:

ESTÉTICA: o sono faz com que você descanse a pele, tornando a bonita e ajudando a regenerar as células.

OLHOS:  A vista repousa sobre um fundo de rodopsina, um pigmento sensível à luz que é regenerado enquanto estamos dormindo, de modo que os olhos são recuperados do esforço feito durante o dia. Ele também ajuda a eliminar as olheiras e bolsas.

RESPIRAÇÃO: Quando o sono diminui e se torna mais profundo, facilita a oxigenação das células.

PREVINE A OBESIDADE: durante o sono, nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, diminuindo a ingestão calórica durante o dia.

COMBATE A HIPERTENSÃO: Ficar sem dormir gera altos níveis de estresse, o que aumenta a pressão sanguínea.

FORTALECE A MEMÓRIA: pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aqueles que passam longos dias sem dormir. Isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado.

FAVORECE O DESEMPENHO FÍSICO: . Quando dormimos profundamente e sem interrupções, nosso corpo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo nosso crescimento. Essa substância só começa a ser produzida aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir – por conta disso, pessoas que tem o sono fragmentado sofrem dificuldades de sintetizar esse hormônio.

CONTROLA O DIABETES: Dormir o suficiente também ajuda no controle do diabetes tipo 2, pois reduz a secreção de insulina que pode levar a níveis mais elevados de glicose.

DIMINUI O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: De acordo com os pesquisadores, dormir pouco causa um desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo, condição que aumenta as chances de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais. Dormindo cerca de sete horas por noite, você está protegendo a sua saúde futura e reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas.

PREVINE DEPRESSÃO: Um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos EUA, comprovou que pessoas que dormem entre 6 e 9 horas por dia tendem a sofrer menos de depressão; 

 

Fontes: Minha Vida , Saúde Dicas

Categoria» Dicas

Sem comentários

Formulário para Contato

Deixe seu comentário

* Preenchimento obrigatório.

Endereço

Henrique Lage, 1465,
Santa Bárbara, Criciúma, SC
CEP: 88804-010
(48) 3433 2283 (48)30459292 WhatsApp (48)91120264

Horário de Atendimento

Segunda à sexta
8:30 às 19:00
sem fechar ao meio dia

Sábados
8:30 às 13:00

Carregando...