VALDINEI - Completa a sua Vida

Arquivos de: Maio de 2016

24/05/2016

Ideias criativas com tecido Chita

Por» Rafael Rosa

Quem não conhece este tecido com tramas simples, cores fortes e estampas chamativas florais? À séculos ele é utilizado por muitas pessoas na decoração, em peças de roupas e no artesanato e hoje vem sendo personalizado para criação de diversas idéias e utilidades para o dia a dia. Vamos conhecer um pouquinho sobre o tecido Chita e ver como ele fica incrível na decoração.

O tecido Chita, sob o nome de chint (mancha)  é originária da Índia medieval e chegou ao Brasil pelas mãos dos colonizadores portugueses depois de percorrer toda a Europa. No início ele foi utilizado até como moeda de troca e ao longo do processo burocrático, cultural e financeiro passou a ser produzido no Brasil, onde teve seu custo barateado transformando-a em um tecido popular e ícone da identidade nacional.

Antigamente era um tecido que sempre acompanhava o povo mais simples, vestindo escravos, camponeses e os subempregados. Já nos anos 50 este tecido percorreu um caminho fora dos estereótipos de “tecido simples” sendo introduzindo no mundo fashion pela estilista Zuzu Angel e nos anos 60 passou a fazer parte do movimento hippie e tropicalismo. A partir daí começou a aparecer nas telinhas nas extravagantes fantasias do velho guerreiro Chacrinha em seus programas de auditório e nos frescos vestidos de Sonia Braga em Gabriela Cravo e Canela.

Hoje temos diversas possibilidades de utilizar a chita no dia a dia e engana-se quem acha que este tecido é pra utilizar somente em casa de campo ou litoral. Suas cores vibrantes e alegres podem tornar um ambiente muito mais descontraído. Em uma decoração de estilo eclético pode ser introduzida sem medo, em ambientes monocromáticos fica incrivelmente bonita e ganha destaque.

Além disso, o tecido de chita está sendo uma forte escolha de decorações para eventos e festas temáticas, como da famosa festa junina, mas essas estampas alegres não precisam ficar presas nesse tipo de comemoração, grandes  celebrações, como casamentos e aniversários têm apostado na chita como forma de trazer cor para a decoração da festa.

O melhor de tudo é que além de ser um tecido super acessível e de baixo custo, vários objetos e idéias postados acima podem ser produzidos por você mesmo, basta deixar a criatividade fluir e o resultado será maravilhoso e surpreendente.  

Agora é com vocês!!! Encontre diversas opções e estampas em Loja Valdinei.

Categoria» Novidades

1 comentário

Endereço

Henrique Lage, 1465,
Santa Bárbara, Criciúma, SC
CEP: 88804-010
(48) 3433 2283 (48)30459292 WhatsApp (48)91120264

Horário de Atendimento

Segunda à sexta
8:30 às 19:00
sem fechar ao meio dia

Sábados
8:30 às 13:00

Carregando...