VALDINEI - Completa a sua Vida

Arquivos de: Setembro de 2013

27/09/2013

A escolha da cortina certa na decoração

Por» Rafael Claudino da Rosa

Cortinas: a verdadeira moldura da decoração! São elas que “vestem” uma casa, trazem aconchego e fazem toda a diferença em um ambiente.

As cortinas podem possuir diversas funções dentro de casa. Podem apenas ter uma função estética, deixando o ambiente mais aconchegante ou funcionais controlando a entrada de luz e calor no ambiente, além disso, aumentam a privacidade das pessoas em relação ao meio externo.

Cortina não é um item barato na decoração. Mas é possível encontrar tecidos com bom preço e qualidade. O importante é ter um profissional competente que saiba executá-las com habilidade e excelente acabamento.

A escolha da cortina será determinada principalmente pelo estilo do ambiente que vai compor e também pelo tipo de ambiente que se deseja criar. Contudo, a cortina deve apenas se relacionar com as demais peças do ambiente, mas não precisa ser idêntica, o importante é que todos os componentes se harmonizarem.

Nas salas ou em quartos, o ideal é que elas sejam longas e fiquem rente ao chão.Isto contribui para que o ambiente fique mais elegante, além de alongar o pé direito e dar uma sensação de amplitude. Em outros cômodos, como quartos de bebês, cozinhas e escritórios, você pode investir em um modelo com um caimento acompanhando a altura da janela.

Quando o assunto é tecido, o mais importante é o caimento. Existem inúmeros tipos de tecidos que podem ser usados, entre eles, os mais requisitados são: Voil, Linho, Seda, Sarja e Blackout.

O Voil é um tecido fino, levemente transparente, normalmente usado com outro tecido, o forro. Pode ser combinado com linho, seda ou até mesmo outro voil de cor e textura diferente.

Já o Linho é um tecido mais encorpado e nobre, cria no ambiente conforto e elegância.

A Seda é um tecido muito macio e nobre também, podendo ser combinado com diversos tecidos, pode ser usado sozinho ou até mesmo com outro tipo de seda. Esse tecido traz ao ambiente mais formalidade e sofisticação.

A Sarja, tecido bastante encorpado, pode ser combinado com o voil ou qualquer outro tecido mais fino. É geralmente utilizado em dormitórios de crianças, pois cria ambientes informais e descontraídos.

O Blackout, tecido de poliéster, é utilizado para impedir a passagem de luz. Além da textura plástica, que veda 100% da luz, atualmente pode ser encontrados blackouts de tecidos, que vedam 60% da luz, de variadas cores e estampas.

Em relação às cores, o interessante é optar por cores neutras e leves, como branca e bege, porém, dependendo do estilo, é possível dispor de uma cortina escura, desde que componha o ambiente com peças claras também. Mas não se pode esquecer que tons muito fortes podem desbotar por conta do sol.

Cortinas florais conferem um ar mais romântico, já as lisas ou listradas tornam o espaço contemporâneo.

Fotos e confecção cortinas: Léa Augusto | Tecidos: Loja Valdinei ! Texto: Arq. Bruna Inácio

 

Categoria» Decoração

Sem comentários

24/09/2013

Cores de Primavera

Por» Rafael Claudino da Rosa

A primavera já está no ar, e quem adora renovar a casa e o guarda-roupa provavelmente já está "ligado" para saber quais são as cores que estarão em alta nesta nova estação.Se o inverno pediu tons mais fechados, que transmitem uma sensação térmica de aconchego, a primavera e o verão são sinônimos de tons que passem energia, luminosidade e alegria.

Para essa temporada, a Pantone apresentou as 10 cores que farão sucesso na moda e na decoração de casa, começando pelos tons aquáticos e calmantes, os azuis ( mônaco e dusk) e os verdes (esmeralda e jade acinzentado); o clássico e suave linem ; os vibrantes vermelho poppy e violeta africana e finalizando com os cítricos lemon zest, tender shoots e o nectarina. Inspire-se na galeria de fotos a seguir.

MONACO BLUE

AZUL DUSK

ESMERALDA

GRAYED JADE

LINEN

POPPY RED

AFRICAN VIOLET

TENDER SHOOTS


LEMON ZEST

NECTARINE

Fonte: HomeStyle Diary, Elle Decor, Pearson Inspiration, Paper Blog

Categoria» Curiosidades

Sem comentários

23/09/2013

Estampas florais e cores vibrantes dão as boas vindas a primavera.

Por» Rafael Claudino da Rosa

"Flores ao vento, na cortina da janela, cores da primavera".
Alonso Alvarez.

Cada estação do ano possui seu charme e sua particularidade. Mas nem todas as épocas do ano costumam possuir ares tão joviais e alegres quanto a PRIMAVERA. Aquele clima cinzento do inverno vai nos deixando e os dias ensolarados da primavera vêm para dar maior vivacidade a todas as coisas.

Época de flores, cores e intensidade, chegou a hora de renovar os tons, os tecidos e repaginar a casa. Estampas florais, paredes coloridas e até uma simples colcha podem trazer a sensação de frescor.

Como nessa época o frio ainda não foi embora e o calor esta apenas chegando de mansinho, a primeira dica é apostar em peças que transmitam o aconchego das duas sensações, como a madeira, que tem o toque de frescor e aconchego.

Outra dica é rechear de flores a sua casa, e isso não se refere apenas às plantas. Objetos que remetem o símbolo da flor, também são boas opções, já que não é preciso cuidar e mesmo assim oferece a graça e beleza que só a flor tem. Elas podem ser empregadas através de estofados, poltronas, papéis de paredes, almofadas e tapetes.

Abuse das estampas! Nesse caso, adaptar o tamanho das estampas com o das peças é fundamental. E não esqueça sempre de manter a harmonia do ambiente, já que elas chamam atenção por si só. Os elementos floridos podem ainda compor alegres decorações junto de estampas lisas e listradas.

Além disso, as cores e as flores são sempre muito bem-vindas, e para garantia de uma boa composição, a dica é trabalhar a nuance junto a sua cor complementar.

“Tonalidades fortes, se usadas na medida certa, fazem toda diferença. Amarelos, laranjas e tons rosados criam ótimas combinações e garantem a sensação de mais luz e calor”, afirma Silvia Bahia Monteiro, arquiteta.

Para a casa ganhar ainda mais leveza, a iluminação também deve ser valorizada. Trocar cortinas pesadas por modelos leves de linho ou seda – e estampas miúdas - ajuda na tarefa de conseguir transparência. Os abajures também podem entrar na mudança e receber cúpulas floridas de cores intensas.

Com criatividade dá pra trazer a primavera para dentro de casa, com equilíbrio e sem exageros. O importante é deixar sua casa mais receptiva, trazendo detalhes como o verde, o sol e a luz, tão presentes na primavera, pra dentro de seus ambientes.


Texto: Arq. Bruna Inácio | Fotos: Karsten, Pinterest |

*Alguns modelos de tecidos e papéis de parede estão disponíveis na Loja valdinei.

Categoria» Decoração

Sem comentários

« Postagens Antigas

Endereço

Henrique Lage, 1465,
Santa Bárbara, Criciúma, SC
CEP: 88804-010
(48) 3433 2283 (48)30459292 WhatsApp (48)91120264

Horário de Atendimento

Segunda à sexta
8:30 às 19:00
sem fechar ao meio dia

Sábados
8:30 às 13:00

Carregando...